sábado, 11 de setembro de 2010

Bibliologia para Novos Convertidos - Parte II

Algumas pessoas fazem a seguinte pergunta:


Se a Bíblia foi escrita por homens, como ter certeza que é, de fato, A PALAVRA DE DEUS?

Pense : Se a bíblia fosse escrita por um cachorro eu teria motivos para duvidar de sua autenticidade. Mas foi escrita por alguém que tem a capacidade de pensar, analisar e colocar em prática.

A Bíblia não é um livro achado atrás de uma árvore ou em um baú trazendo referências de historias fantasiosas. Ela possui referencias de lugar, tempo e história.

Pergunto: Se Deus fez o homem a sua imagem e semelhança dando ao homem a racionalidade e entendimento, porque Deus não pode ter usado o homem para escrever a Bíblia?

Reforço a Idéia - Se a bíblia fosse deixada em um canto e encontrada sem ao menos ter conhecimento do seu processo estrutural literário – eu duvidaria.


Se ninguém soubesse nada sobre seus autores ou sobre o seu contexto histórico – eu duvidaria.

A Bíblia foi escrita por 40 autores diferentes, em um período de mais de 4 mil anos e que o seu objetivo desde o inicio foi remissão, resgate do homem do pecado através de Jesus Cristo, e que em todos os livros o objetivo fica claro – por mais que diversos autores nem sejam contemporâneos!

Lembro que a Bíblia tem 40 autores diferentes, que viveram em períodos diferentes, que escreveram com objetivo único e isso pode ser percebido em todos os 66 livros.

São 66 livros escritos mais ou menos num período de 4.700 anos, e dentro destes livros, o ensinamento doutrinário não se contradiz.

O termo Bíblia vem da palavra grega Biblos ou diminutiva biblion mais utilizada na versão dos LXX e no Novo Testamento.


Significava, no princípio, qualquer tipo de documento escrito: rolo, códice, carta etc.

Na versão dos LXX e nas fontes judaicas e cristãs, o termo “livro sagrado” ou o plural hierai bibloi designava o Pentateuco ou o conjunto do Antigo Testamento.

Os cristãos utilizavam o termo grego plural “ta bíblia” e o derivado latim “bíblia” para designar as escrituras hebraicas. Na Idade Média, utilizou-se o termo em latim bíblia.

O Novo Testamento utiliza o termo plural “Escrituras” para se referir à Escritura do Antigo Testamento, como um todo. Também faz uso do vocábulo “Escritura”, no singular, para se referir à determinada passagem.

Mesmo contendo diversos livros, a Bíblia apresenta uma unidade na diversidade.

As Bíblias católicas e protestantes contêm duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamentos. Já as Escrituras judaicas constam apenas do Antigo Testamento. A palavra “testamento” não se relaciona ao legado, mas à aliança — firmada com testemunhas — entre Deus e o povo.

Quando falamos em Escrituras Sagradas precisamos esclarecer sobre sua inspiração.

Até a Próxima

obs: Este artigo é colocado sempre as sextas.

Nenhum comentário: