terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bibliologia - Começando a falar sobre os Livros Apócrifos

Graça e paz, vamos continuar o nosso estudo resumido sobre bibliologia.


Cremos que Deus inspirou as Escrituras como já vimos em outras postagens. Algumas pessoas insistem em dizer que a Igreja criou e inventou o Cânon colocando pontos para fortalecer os seus dogmas.  Isso só é dito por pessoas que não conhecem as Escrituras!

Se elas fossem criadas ou inventadas pela igreja para fortalecer os dogmas, um deles teria maior atenção: a passagem que Pedro nega a Jesus.

Pedro é considerado o primeiro papa pela Igreja católica apostólica romana e nega a Jesus. Mesmo não sendo possível Pedro estar dentro das convicções católicas romanas por diversos pontos, a igreja não manipulou as escrituras para o seu próprio bem.

A IGREJA não inventou ou criou o Cânon sagrado, mas apenas descobriu o que já estava escrito pela inspiração Divina. Ela apenas reconheceu o que já estava reconhecido.

Não existem provas, mas apenas supostos ataques as Escrituras que querem afirmar a manipulação bíblica, mas as provas concernentes a inspiração divina são bem superiores e resistentes a todos os ataques.

A Igreja não é dona das Escrituras, mas apenas segue ou deveria seguir o que nela está registrado.

A maior prova de que a igreja não manipulou as Escrituras é a sua soberania e sua independência que retrata muitas vezes situações contrárias a que a igreja faz. As escrituras é como manual do fabricante, desta forma, podemos ver as ações erradas que muitas igrejas cometem.

APÓCRIFOS

Apócrifo – A palavra tem os seguintes significados : “escondido, secreto oculto ou não autentico”. Eles também podem ser chamados de pseudo-canônicos ou deuterocanônicos. Estes livros não foram recebidos ou aceitos como inspirados pela comunidade cristã. Depois a igreja católica romana começa a usar alguns deles e partes separadas do conteúdo integral.

Estes apócrifos foram fixados pela igreja católica no concilio de Trento (1545 – 1563).

Os Livros Apócrifos e os acréscimos que encontramos na bíblia católica: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, 1º e 2º de Macabeus. Também fez acréscimos ao livro de Ester (textos traduzidos do Grego) e ao livro de Daniel (A Oração de Azarias, A Canção dos Três Jovens, a história de Suzana, a história de Bel e do Dragão).


Estes livros contêm diversas heresias que vamos ver nas próximas postagens.

Outros livros apócrifos que muitos não conhecem:

1. Evangelhos: de Maria Madalena, de Tomé, Filipe, Árabe da Infância de Jesus, do Pseudo-Tomé, de Tiago, Morte e Assunção de Maria, Judas Iscariotes;

2. Atos: de Pedro, Paulo e Tecla, Dos doze apóstolos, de Pilatos;

3. Epístolas: de Pilatos a Herodes, de Pilatos a Tibério, dos apóstolos, de Pedro a Filipe, Paulo aos Laodicenses, Terceira epístola aos Coríntios, de Aristeu;

4. Apocalipses: de Tiago; de João, de Estevão, de Pedro, de Elias, de Esdras, de Baruc; de Sofonias;

5. Testamentos: de Abraão, de Isaac, de Jacó, dos 12 Patriarcas, de Moisés, de Salomão, de Jó;

6. Outros: A filha de Pedro, Descida de Cristo aos Infernos, Declaração de José de Arimatéia, Vida de Adão e Eva, Jubileus, 1,2 e 3 Henoque, Salmos de Salomão; Oráculos Sibilinos.

Se você estudar cada um destes livros apócrifos irá perceber que não foram inspirados por Deus pelas diversas contradições que possuem, pela desarmonia em relação aos outros livros e também aos ensinamentos de Jesus.

Até a próxima.....

Nenhum comentário: